Poesia e Pensamento Abstrato, de Paul Valéry

Meus nobres colegas, expressem suas opiniões sobre o quinto texto de uma maneira harmônica e elegante, como se fossem escrever uma poesia....

Divirtam-se!

32 comentários:

  1. Falar sobre poesia é fácil e difícil ao mesmo tempo. Afinal o que seria uma Poesia? Palavras bonitas? Frases com rimas bem “encaixadas” falando sobre amor? Um momento de inspiração no qual você se vê escrevendo algo que julga lindo e importante ao mesmo tempo? E o Pensamento abstrato, qual seria o seu significado? Um pensamento não realizável? Um conjunto de idéias e informações contidas em nosso cérebro que não podem se tornar reais? Uma avalanche de pensamentos de que nada seria útil colocá-los em prática?

    Existem inúmeros significados tanto para a palavra poesia como para descrição de pensamento; descobrir qual é a verdadeira é impossível, poesia e pensamento, são duas coisas extremamente subjetivas, as interpretações são variáveis de pessoa para pessoa.

    Portanto algo que consegue mecher com nossos pensamentos e que nos desperta uma certa reflexão após ler algumas palavras, e que principalmente nos ajuda a compreender melhor a existência e a beleza contidos em certos movimentos e em determinadas ações e fatos, no meu ponto de vista pode ser considerada uma poesia; ainda que as palavras não estejam rimadas em uma frase, mas que de um modo nos encantam pelo harmonia e pelo seu significado, pode e deve sim ser considerada uma poesia.

    O Pensamento abstrato seguindo o meu raciocínio seria pensamentos vagos, sem muita significância, digo sem muita importância apenas para colocá-los em práticas, mas determinada linha de pensamento pode ser realmente útil para quem os detêm. Mas enfim, quando mais a pessoa pensa, sinal que ela tem alguma informação em sua mente, e de posse dessa informação caso o indivíduo saiba tirar vantagem disso, pode ser uma rica fonte de conhecimento, vindo assim lhe auxiliar em algo na sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Um Poeta tem a capacidade de enxergar, o que não enxergamos nas coisas mais simples da vida, para ele um simples olhar ou então um modesto gesto, por exemplo, torna-se uma poesia, se por acaso eu deixo um objeto meu cair no chão, para mim é um simples acontecimento, meu objeto caiu no chão e pronto! Já para o poeta não, ele nos irá narrar com beleza e encanto como foi que meu objeto caiu no chão, vai nos dizer com criatividade e com uma explosão de sentimentos o trajeto que o objeto fez até cair no chão, vai nos descrever também como era a pessoa que deixou esse objeto cair, e também o cenário em volta dessa ação; Enfim a sensibilidade do poeta é extremamente alta em comparação com a nossa, mas ser um poeta não é apenas escrever coisas bonitas e melódicas, é também possuir uma responsabilidade de nos transmitir através de versos e rimas uma sensação que há tempos está oculta em nossos corações, que é a sensação de amar e dar valor nas coisas mais simples da vida, como por exemplo, amar o que se está lendo, e dar valor naquilo que se aprende com a leitura, no caso da poesia, ser uma pessoa mais sensível e observadora ao mesmo tempo.

    O pensamento é algo individual e intrínseco de cada ser humano, a arte de pensar está ligada a existência, como dizem, se penso logo existo! Agora o pensamento abstrato seria uma linha de raciocínio, idéias, e informações que todos nós temos que diferencia um indivíduo do outro; abstrato seria algo intocável, algo não material, seria exatamente isso que nosso pensamento é, algo que não se pode tocar ou sentir, mas por outro lado é o nosso diferencial como ser humano, e a solidificação do nosso caráter e formação dos nossos ideais.

    ResponderExcluir
  3. poesia e pensamento tem várias interpretações,tudo que considero poesia são,não necessariamente, rimas que de certa forma contém palavras bonitas que me impressionam pelo contexto.Pensamento abstrato é quando pensamos mas não é realizável esse pensamento,são coisas vagas que diariamente se passa pela nossa cabeça.

    ResponderExcluir
  4. Segundo o escritor poesia é forma de expressar algo de dentro pra fora...algo que quando ao ler você reflita e sinta algo...as imagens, as idéias; as excitações do sentimento e da memória, os impulsos virtuais e as formações de compreensão, tudo o que constitui o discurso, é o princípio essencial da mecânica poética, ou seja, das condições de produção do estado poético através da palavra, é a troca harmoniosa entre a expressão e a impressão...para ele a tarefa do poeta é nos dar a sensação de união íntima entre a palavra e o espírito, o que resulta no maravilhoso , na magia , agindo em nós como um acorde musical. A impressão produzida depende da ressonância, do ritmo, do número dessas sílabas, mas resulta da simples aproximação dos significados. Essa união íntima entre a palavra e o espírito pode ser verificada na prosa , mais especificamente, nas palavras da narradora ao nos remeter ao mundo mágico de sua existência, por meio de palavras que adquiriram novas formas e novos sentido.

    ResponderExcluir
  5. A obra escrita por Paul Valéry(uma mistura de pensador e poeta)necessita de uma ou mais leituras cuidadosas para perceber as angústias e desabafos do narrador.Devido uma leitura mecanizada, a palavra, não é vista em sua essência, mas sim um meio para compreender a ideia central.O poeta diferentemente dessa mecânica não se limita a perceber textos, mas o mundo seguindo além do que é notado.Valoriza a palavra em si, apartir do momento que é retirada do contexto encontrado. Pode assumir outro sentido na leitura, que vária de leitor para leitor.Porque as palavras passam por tantas bocas, por tantas frases, por tantos usos e abusos que quando não pensamos, o que eles querem que pensemos, a palavra adquire seu valor individual.O Estado poetico que é o estado de espírito, involuntário e inconstante para a produção de um poema ou uma música está relacionado com a inspiração do poeta e do leitor.É justamente por ser uma produção instantanea, que não se sabe quando começa ou quando termina.Torna o pensamento abstrato contrário a poesia.O autor faz ainda uma comparação da prosa com o andar e a poesia com o dançar.A prosa é um texto no qual estamos acostumados, que é notavél seu objetivo.Já a poesia torna-se muito mais complicada sua compreensão comparada com a dança(movimentos imprevisíveis)pelo fato de ser mais importante você sentir, do que entender propriamente dito.Portanto, o estado do leitor de poesias não é o mesmo estado do leitor de jornal ou revista.É o estado do homem que dança, não é o do homem que simplismente existe no mundo e não o vive de fato.

    ResponderExcluir
  6. A poesia é uma arte da linguagem e que certas combinações de palavras podem produzir uma emoção.E dependendo do humor ou alegria que uma pessoa estiver,ou seja,o leitor vai abrir espaço a várias interpretações e análises.A poesia combina sons,ritmos e significados que toca e emociona.E todo poeta é capaz de raciocínio exato e pensamento abstrato.

    ResponderExcluir
  7. VICTOR BARBOSA ALVES disse...

    A poesia é persuasiva e não informativa, ela passa as pessoas que leem um emoção um sentimento, que varia de acordo com o estado da pessoa que ler.
    o pensamento abstrato representa idéias ou sentimentos, não dimensionáveis, desprovidos de forma, que te ajudam a direcionar um novo caminho.

    ResponderExcluir
  8. Poesia é reflexão. o texto ensina como se deve ler uma poesia e como olhar um texto poético. a poesia só faz sentido quando seu estado de espírito lhe permite sentir todas as sensaçãoes que de forma tão sutíl são apresentadas pelo poeta. Você precisa estar num estado poético para olhar minimizadamente as palavras que tem um peso muito maior na poesia do que na prosa. As palavras são essenciais na poesia, pois é através destas que a poesia é construída.
    A poesia constrói- se à partir da forma, formada de sentimentos e forma os sentimentos. Um poema depende da inspiração e sensibilidade do autor, principalmente porque poemas são eternos.
    Poesia não é pra entender, é pra sentir.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Poesia deve ser encarada como uma forma diferente de se enxergar o mundo, e o que o texto tenta nos mostrar é exatamente como simples palavras podem tornar esse mundo tão diferente no olhar da poesia. Percebemos no texto essa questão do pensamento abstrato como algo que ao mesmo tempo pode ser tão imcompreensivel, faz o nosso universo torna-se um pouco mais amplo. Vejo a poesia como uma forma de se doar, ela tem essas caracteristicas, enquanto em um texto em prosa nos mostra o caminho na qual devemos seguir para entender a mensagem que ele pretende passar, a poesia permite sempre uma reinterpretação do seu conteúdo, ela nunca envelheçe e estabele formas que a tornam tão diferente de outros textos.

    Peterson Fernandes

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Poesia é algo mágico, claro para quem tem sensibilidade. O poeta enxerga tudo aquilo que enxergamos mais ele vai muito além, acontecimentos do nosso cotidiano já nos parece tão sem sentido que muitas vezes esquecemos de contemplar a vida e os simples momentos que nos fazem seres únicos, e o poeta expõe isso de tal forma que nos faz refletir. E nesse momento do comentário acabo de ouvir novamente: “Um dia você aprende”. (Shakespeare). Sensacional a apresentação. Essa poesia de forma muito particular me comove muito. Foi-me apresentada por uma pessoa que amo muito em um momento muito difícil na minha vida, todas as vezes que escuto me lembro desse momento, mas não como uma má lembrança, mas sim ótima, pois superei e isso é algo inestimável. Marcou-me demais. Mas sem fugir muito do contexto digo ainda que a palavra dentro da poesia nos permite vários caminhos,não nos dita regras apenas nos apresenta um mundo mágico e encantador, deixando livre o nosso pensamento, de certa forma nos prendendo tanto a atenção, tocando tão fundo o nosso coração. Cada pessoa tem sua forma de interpretar a vida, seus valores, seus ensinamentos e isso valerão ouro à hora em que uma poesia for apresentada ou criada.

    ResponderExcluir
  13. Ramíla Moura Mendes Vieira24 de junho de 2010 às 13:58

    "Tudo passa,diz Gautier,só a Arte conhece a eternidade;tudo passou no Egito,salvo a grandeza dos seus colossos erguidos da areia;tudo passou na grécia,salvo a sabedoria e a arte."
    O modo abstraído de ver,a possibilidade de tornar uma só "coisa" de uma só face,multifacetada:o poeta,que não é meramente dotado de inspirações!De onde viriam elas?
    É incontestável sua competência de pensar e fazer poesia...E pensa poético e contiguamente.

    ResponderExcluir
  14. Na poesia as palavras são trabalhadas de uma forma especial, pois trabalha a palavra de acordo com os sentimentos do poeta, é uma coisa bonita que traz reflexão sobre a palavra, porém não transmite nenhuma mensagem, pois o que se passa na poesia é um momento mágico e individual do poeta, que este tem a inspiração necessária para ver a beleza de seu mundo, beleza essa que o leitor precisa de um espírito de leitura para acompanhar.
    Pensamento abstrato já é um pouco mais complexo, já que todo pensamento é abstrato, mas parece tratar-se de um pensamento inatingível, um pensamento intocável que depende muito do modo de inspiração e do psicológico do autor ou de quem esta tendo este tipo de pensamento.

    ResponderExcluir
  15. Frequentemente opôe-se a idéia de Poesia à de Pensamento e de principalmente de Pensamento Abstrato. Fala-se em "Poesia e Pensamento Abstrato" como se fala no bem e no mal, calor e frio. A maioria acredita sem muita reflexão que as análises e o trabalho do intelecto, os esforços de vontade e de exatidão em que o espírito participa não concordam com essa simplicidade de Origem, essa superabundância de expressões, essa graça e essa fantasia que distinguem a poesia, fazendo com que seja reconhecida desde as primeiras palavras. Se encontramos profundidade em um poeta, essa parece ter uma natureza completamente diferente da de um filósofo ou de um sábio. Alguns chegam a pensar que a meditação sobre sua arte, o rigor do raciocínio aplicado a cultura das rosas, só pode perder um poeta, já que o principal e o mais encantador objeto de seu desejo deve se comunicar a impressão de um estado nascente, de emoção criadora que pela virtude da surpresa e do prazer, possa subtrair indefinidamente o poema de toda reflexão crítica posterior. Poesia, Pensamento Abstrato. Isso é dito rapidamente, e logo acreditamos ter, se a oposição alegada existe, e como existe no estado vivo.
    Todo poeta verdadeiro é muito mais capaz do que se pensa geralmente de raciocínio exato e de pensamento abstrato.

    ResponderExcluir
  16. DÉBORA MENDES TOMAZINI24 de junho de 2010 às 20:16

    Poesia é algo escrito com sentimento, seja lá qual ele for; pode ser de raiva, tristeza, felicidade e até mesmo amor; uma poesia é algo subjetivo, te faz pensar e é diferente de uma prosaque é totalmente objetiva sem espaço para pensar. Pensamento é uma idéia, é o que permanece em nossa cabeça; Pensamento Abstrato pode ser o que desejamos, deixamos em nosaa cabeça mas com a noção de que não será realizado. Um poeta vê em cada parte do dia algo diferente, novo, fora do cotidiano, coisas que nós vemos todos os dias; é como uma criança que a cada dia que vai crescendo presencia uma nova descoberta, um jeito novo de ver a vida.

    ResponderExcluir
  17. Poesia, texto constituído de versos, é usada para expressar principalmente os sentimentos apesar de alguns narrarem acontecimentos, estes são os poemas épicos. Essas poesias dão a liberdade de interpretá-las , dependendo do estado de espírito de quem lê. Um poeta tem uma visão diferente do mundo, pois não pois não deixa que tudo a sua volta se torne rotineiro; assim como uma criança que tem curiosidade de descobrir tudo, tendo um olhar mais adiante, diferente de nós que acostumamos com tudo, não paramos pra observar nada.
    Para se fazer uma poesia, utiliza-se de palavras que dentro de uma linguagem normal tem sentido, porém se retirada para ser examinada, torna-se problemática, pois vai ter varias interpretações. Como exemplo, a palavra CORAÇÃO , órgão do corpo humano, também pode representar carinho, etc. Mas se souber utilizá-la ela pode ter um grande valor, gerando assim varias idéias e conceitos, despertando em cada um seu pensamento abstrato.

    ResponderExcluir
  18. Poesia é um texto que faz da palavra uma forma, um sentimento além do signo normalmente usado. Ela mergulha em sua essência e busca trazer a tona sentimentos do ser humano e dessa forma, quando bem interpretada, ela causa mudanças no nosso sentir. Uma ótima maneira de nos tirar do marasmo de mesmice que vivemos, baseado em coisas concretas.
    A poesia geralmente vem de um pensamento abstrato, ou seja um pensamento feito de coisas intocáveis e ,sim, sentidas, mas que o poeta tenta transmitir ao leitor, que é sujeito a interpretá-lo a sua maneira.

    ResponderExcluir
  19. Poesia procura descrever os sentimentos humanos, pensamentos abstratos de uma forma estética. Muito se diz sobre a poesia. Uns acreditam que a poesia é inspiração, quer dizer não tem nada de real. outros ainda acreditam que a poesia é forma de vida. Paul Valéry nos explica que a poesia é mais do que é escrito. Que precisarmos ir além de simples escrita. Devemos entrar e vivenciar o texto. Eu diria se não tudo mas em alguns aspectos a poesia tem um lado abstrato. Apoesia é inspiração onde o pooeta tenta colocar ou escrever em forma dos versos tudo que inspirado a ele. Depois de terminar a escrita, cabe ao leitor entrar nesse mundo e tentar se achar. Por isso que temos várias interpretações dentro de um determinado poema.

    ResponderExcluir
  20. Entender uma poesia é algo dificiul, mas prazeroso aos que conseguem, todo o sentimento encoberto por palavras, a poesia desvenda o estado emocional do poeta e tem o poder de modificar o do leitor, algo muito relevante em suas diversas interpretações, vale a pena parar, ler e refletir sobre uma poesia , pensar, interpretar e tirar algo dela que nos engrandeça de alguma forma, buscar na escuridão de palavras colocadas de forma de rima ou não, a visão do poeta sobre o sentimento que ele nos quis passar.

    ResponderExcluir
  21. Com relação à apresentação e ao texto, aprendi que lia a poesia de maneira incorreta quando tentava entendê-le sendo que o que eu deveria fazer seria sentí-la.A prosa e a poesia têm de ser lidas de maneiras diferentes,enquando a primeira é para se entendida a segunda é para ser sentida.Achei muito interessante a analogia que é feita da prosa e da poesia quando se diz que esta é como se fosse a dança,ela não mostra uma meta,ela só transmite sentimentos enquando que aquela é como se fosse o caminhar pois ela mostra seu rumo,seu objetivo.

    ResponderExcluir
  22. Com relação à apresentação e ao texto, aprendi que lia a poesia de maneira incorreta quando tentava entendê-la sendo que o que eu deveria fazer seria sentí-la.A prosa e a poesia têm de ser lidas de maneiras diferentes,enquanto a primeira é para ser entendida a segunda é para ser sentida.Achei muito interessante a analogia que foi feita da prosa e da poesia quando se diz que esta é como se fosse a dança,ela não mostra uma meta,ela só transmite sentimentos enquando que aquela é como se fosse o caminhar pois ela mostra seu rumo,seu objetivo.Correção

    ResponderExcluir
  23. Professor não consegui postar o meu comentário com/URL. FRANCISCO ASSIS DE LIMA.

    Uma linguagem artística que aflora da sensibilidade de um poeta, passando de pensamentos indefiníveis para idéias aplicáveis até chegar a sua forma. Assim é a poesia que como a musica tendem a manifestar e exprimir as sutilezas do espírito, com versos ou com acordes, ambas se ordenam desde a sua introdução (primeiro impacto), seguem ritmicamente (explosões sonoras e lingüísticas) para no fim o grande final (o êxtase e a revelação) . Acredito que todos estados líricos de um poeta representam sua inquietude diante dos seus sentimentos, ainda que este poeta explore construções mecânicas e rebuscadas.
    O esforço artístico para alcançar a expressividade dos pensamentos, não é sinal de submissão aos padrões formais, mas sim a denotação máxima da capacidade poética.

    ResponderExcluir
  24. Jéssica Almeida de Sousa26 de junho de 2010 às 09:26

    A poesia é escrita com sentimentos, mas nem sempre o sentimento que o autor exprime, será o mesmo de quem lê, porque depente do estado de espirito do leitor. Um marco muito forte da poesia é a emoção, uma poesia tem ser encarnada quando lida, tem que ter uma emoção,
    uma interpretação. E para escrever então é muito dificil, o estado poetico é irregular, incostante e involuntária e fragil, e como um acidente, quando se vê já está pronto! Enfim a palavra chave para a poesia, é o sentimento, porque sem ele seria impossivél a compreensão!

    ResponderExcluir
  25. Marina de Oliveira Vieira26 de junho de 2010 às 11:03

    A forma com que o trabalho foi apresentado tornou
    o assunto de forma extremamente interessante.
    Os meios utilizados,para nos fazer compreender a
    forma do que se tava sendo tratado utilizando
    Um poema de William Shaskespeare"Um dia você aprende"
    Mostrou que a diversas formas de se apresentar
    e que faz total diferença.Porém apenas lendo
    torna-se um texto com dificíl acesso de compreendimento
    e ao meu ver as idéias são complexas a linguagem não é clara e nem
    objetiva.O autor coloca um aspecto de como compor a poesia .
    O que nos levou na sala de aula ao seguinte debate se há "Fórmulas"
    para se ter uma poesia,e que é necessário uma prática para entender
    a execução do poema,visando o racional e um conjunto de efeitos

    ResponderExcluir
  26. Gerline de Melo Alvares26 de junho de 2010 às 12:13

    O pensamento abstrato em algumas ocasiões gera novos conceitos, poesia é uma arte da linguagem, certas combinações de palavras podem produzir uma emoção que outras não produzem, podemos sonhar e viajar nas linguagem usadas nas poesias, o estado poetico se instala, se desenvolve e desabriga, não basta ter esse estado poetico para ser um poeta, ele precisa transformar o leitor em "inspirado". O poeta te dará o olhar e mostrará o tipo de olhar, o tipo de situação e você conseguirá entrar no poema, precisarmos ir além de simples escrita.

    ResponderExcluir
  27. "..A poesia, que retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor, tem o seu objetivo de nos transmitir uma emoção, um sentimento e um sentido, não necessariamente o que o leitor sente, mais sim o que sentimos quando a lemos,levando em consideração o nosso estado emocianal para podermos entender e sentir a poesia, cabemos a nós interpreta-la corretamente ou não.Assim foi o trabalho apresentado,o grupo levando-nos a pensar o que seria realmente uma poesia e o que se entende sobre ela.Eu acretido que poesia nada mais é do que a representação de seus pensamentos e sentimentos(seja ele qual for) na forma de palavras e escritas em um papel.."

    ResponderExcluir
  28. "Se pararmos" Para pensar a respeito de poesia vamos logo perceber que lemos ou interpretamos a poesia de uma maneira errada eu particulamente sim.A Poesia tem todo um contexto,todo um enredo e tem o íntuito de nos passar um sentimento,ou até mesmo emocionar.Vai depender do emocional de cada um.
    Foi apresentado um poema do Shaskespeare que emocionou bastante e nos fez refletir muito sobre poesia.

    ResponderExcluir
  29. Poesia e pensamento abstrato de Paul Valéry retrata a poesia como reflexão da palavra, que é trabalhada de uma forma especial, absolutamente dependente do estado de de espírito que pode trazer beleza nas coisas simples do mundo e da vida, sendo essa reflexão pertinente a quem escreve a poesia.
    Já o pensamento abstrato seria um pensamento fora dos pensamentos comuns, um pensamento que só haja na cabeça e não tem a mínima pretensão ou possibilidade de acontecer, sendo algo muito próprio do autor ou escritor de acordo com sua vivência, pois o pensamento, com intenção ou não de acontecer, seja ele abstrato ou não é muito individual de cada um.

    ResponderExcluir
  30. A obra Poesia e pensamento abstrato,nos revela qual sútil e miniciosa é a produçao de uma poesia.Relata que é necessário o autor obter um estado poético,sendo que o poema "nascerá"de um processo de inspiração.
    Sendo assim ao lermos uma poesia,devemos ter o cuidado de refletirmos sobre o valor conotativo das palavras.
    Foi feito tambem uma comparaçao da poesia com a dança em que seu objetivo esta na propria açao de demostrar sentimentos.

    ResponderExcluir
  31. O grupo apresentou Poesia e Pensamento Abstrato, de Paul Valéry.
    Interagindo com a turma, o grupo indagou a turma com uma pergunta: o que é poesia? Assism, chegamos a um resultado que poesia seria um estado de reflexão/abstrasto. A apostila se baseia nema critica sobre a visão na poesia. O grupo mostrou o video de O Menestrel, de Shakespeare; que realmente comprova o estado poetico na realização da obra.

    ResponderExcluir
  32. Mostra como de fato é escrita uma poesia para a apresentação foram usados diversos recursos um deles foi o poema: "Um dia você aprende" nos levando a pensar se a só uma forma correta de escrever a poesia e se há também uma fórmula, para que algo seja considerado poesia.

    ResponderExcluir