Desenredo, de Guimarães Rosa e o Conto, de Nádia Gotlib

Vamos lá meus nobres colegas, esse é o penúltimo comentário a ser feito no 1º Semestre; é de extrema importância conhecer a opinião de cada um, acerca das obras e textos apresentados na sala, não desanimem, só falta mais um..

Let's Go!

27 comentários:

  1. O conto, sabemos que esse trata de relatos. E que traz novamente um fato por meio da oralidade, tornando- se assim ficticio devido a repetição. Um conto deve ser curto e direto. E foi citado também na sala o conto maravilhoso ou fantástico que é cheio de situações ilusórias. Existe a morfologia do conto que é o estudo interno do conto.
    Desenredo trouxe á todos nós um assunto cotidiano para o ser humano, o amor e esse assunto mesclado à outra característica humana, o desejo que pode motivar uma traição. De forma tão bonita e honrosa Jó Joaquim perdoa Virília e nos parece muito simples, fácil e o melhor a fazer, principalmente porque é uma obra de ficção, e assim sendo a gente sempre espera que tudo dê certo no final apesar de na vida real os finais nem sempre serem felizes.

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  2. Do conto Breve e seus Arredores,explica o processo de formação do conto. O narrador submetido pela forma que assume, seja de primeira ou terceira pessoa, se move implicitamente nela e leva à sua extrema tensão. O conto por ser uma narrativa curta a criação do ambiente, da personagem e a trama da história acontece tudo de forma mais sintetizada. A exemplo, Desenredo de Guimarães Rosa que descreve de forma brilhante o drama de Jô Joaquim cegado pelo amor, submete-se a amante e marido de sua eterna amada.Fazendo uso de pontuações para não delongar a história, o que resulta em maior percepção do leitor. O surgimento do conto nasce de um estado de transe.É ainda, escrever o personagem é comparado a um processo de exorcizar, repelir criaturas invasoras.O interessante é que o conto está sujeito as criações do inventor. A forma e o tipo de personagem pode variar, então surge o chamado conto maravilhoso ou fantástico algo que na realidade é impossível de acontecer.

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  3. Francisco Assis de Lima. “o mesmo de sempre”


    No desenredo encontramos o ponto alto da obra de Guimarães Rosa que é: a crença no poder criador e restaurador da linguagem, características evidenciadas no personagem Jó Joaquim, que como um Orfeu sertanejo é capaz de resgatar a moral de sua amada e também construir sua felicidade por meio de suas palavras.

    Eça de Queirós dizia que “no conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida”. A partir desse comentário, pode-se tirar de maneira objetiva que num conto não há tempo para descrever uma longa historia, comportamentos minuciosos dos personagens e muito menos descrever, por exemplo, como uma folha de laranjeira cai no outono. A narrativa deve se rápida e deve alcançar plenamente o seu objetivo literário.

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  4. O conto é como se a narrativa não tivesse interesse senão para o pequeno ambiente de seus personagens, na há outro modo para se deter a vida no conto. O narrador poderia ter sido um dos personagens; a situação narrativa em si deve nascer como se de uma esfera: trabalhando do interior para o exterior, sem que os limites da narrativa se vejam traçados.
    Segundo o autor, o conto pode se desprender do escritor como uma bolha de sabão, e segundo sua experiência o conto breve não tem uma estrutura de prosa. Cada um tem um valor como um poema e a música: a tensão, o ritmo e a pulsação interna.

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  5. GERLINE DE MELO ALVARES29 de junho de 2010 às 08:01

    O grupo apresentou o trabalho de forma clara e de fácil entendimento...Escrever contos é um exercício constante de reflexão, o conto é transmissão oral dos fatos, é o gênero de menor tamanho, a questão de ser breve é fundamental na sua construção, ele começa com uma ordem, depois se quebra e depois tem que restabelecer sua ordem inicial, nunca sendo igual ao inicio, explica o conto como algo que "vinhesse de dentro" e que o autor se representasse nesse conto. O Deseredo em sua extrutura textual tem uma pontuação excessiva para prender a atenção do leitor e narra a história de um personagem traído por uma mulher inicialmene casada e que no decorre do conto mostra todo o drama por ele vivido.

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  6. -Visto que o conto é a uma forma narrativa de menor extensão (no sentido de tamanho), acabam possuindo suas características como a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total – da qual falava Edgar Allan Poe –“...o conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade...”.E é o acontece no desenredo de Guimarães Rosa, quando se narra a história de Jó Joaquim, um homem que se apaixona por uma mulher extremamente infiel, que mais tarde não resistindo casa-se com ela, que passa então a traí-lo. Com essa infidelidade mais uma vez em questão,Jó com o objetivo de modificar a imagem dessa mulher e de uma certa forma não desprender-se desse amor incondicional,faz com que ele transmita aos outros um modelo de fidelidade tão perfeito que aos poucos todos começam a acreditar em sua história, e que de tão intenso a sua densidade de persistir que até a ‘traidora’ passa a crer na imagem idealizada pelo marido tornando-se uma mulher fiel, reatando com ele, e sendo feliz para todo o sempre.Nesse conto talvez por isso intitulado Desenredo, articula-se às inovações realizadas pelo autor acreditamos que a exploração de novas estruturas lingüísticas(como provérbios) efetuada por Guimarães Rosa funcione como eixo fundamental do conto, sugerindo e indiciando o desenrolar dos acontecimentos na narrativa.

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  7. Ao escrever o poema O Corvo, Edgard Allan Poe pensou em vários detalhes, até mesmo como o leitor e os críticos literários o veriam, procurou um sentimento que faz com que as pessoas se comovam, usou o sentimento melancólico para trabalhar com um tom poético e atingir seu objetivo, trazendo assim beleza ao poema.
    O poema fala de um amante que perdeu sua amada, escolheu o corvo pois é visto como uma ave que traz mau agouro, que faz com que o leitor em sua imaginação torne a cena mais triste possível, já que o poema cita que era uma noite erma e sombria,esse corvo só falava “nunca mais”, dando a ideia que o amante nunca mais veria sua amada,já que quando perdemos alguém não o veremos “nunca mais”.

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  8. Marina de Oliveira Vieira30 de junho de 2010 às 13:04

    De uma forma clara e objetiva
    mostrou diversas curiosidades sobe o desenredo e o conto.
    Mostrando o que vem a ser um conto maravilhoso,sendo fantasioso
    também chamado de neurose ou pesadelo.
    Para os autores o conto começa em uma ordem/desordem e depois volta a ordem
    havendo uma quebra que as vezes tem perca ou ganho e
    que para se escrever bem tem que partir e nascer dele mesmo
    sendo que o narrados atua como personagem disfarçado
    é tudo bem explicado sendo uma leitura curta sem deixar espaço
    é bem denso.No conto o escritor tem que colocar as palavras nos seus devidos
    lugares
    "Esperar é reconhecerce o incompleto"

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  9. Apesar deu continuar achando um saco esses temas, o grupo se saiu muito bem e deu pra intender a proposta do tarbalho. Para, sentar e escrever um conto é complicado; você precisa de uma sequencia, sendo ela correta ou não. Começa tudo por uma ordem, depois se quebra e depois temos que voltar ao começo, tudo sempre diferente. No texto há articulações e uma concretização de estruturas novas na área da língua, o que desenrola os acontecimentos no texto.

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  10. O texto Do Conto Breve e seus Arredores fala sobre como o conto é, o pequeno ambiente de composição, uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura: há poucas personagens, nunca analisadas profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge. O conto Desenredo do grande escritor brasileiro Guimarães Rosa, autor do romance Grande Sertão: Veredas( que eu já li) é o exemplo perfeito desse tipo de narrativa breve; ele narra a vida amorosa alvoroçada de Jó Joaquim, de uma forma em que se quebra a espectativa algumas vezes e depois retorna ao ponto,o próprio nome da amada que é revelado no final como se só aí ela fosse de fato formada. Tudo é descrito de uma forma sem perder a essência de suas palavras.

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  11. O conto o Desenredo de Guimarães Rosa transcreve as peripécias e as aventuras que o amor trás para a nossa vida, o conto fala sobre uma aventura amorosa de uma personagem chamado Jó Joaquim, que se apaixonou por uma mulher casada chamada Virília, no entanto Jó Joaquim teve um caso com essa mulher sendo que ela ainda estava casada, e logo depois o marido da mesma faleceu e assim Jó Joaquim pode se casar com ela, só que o feitiço virou contra o feiticeiro, agora, ele se viu traído pela mesma mulher com que ele um dia traiu alguém, mas no fim ele realmente mostrou o verdadeiro significado da palavra “amor”, e assim conseguiu perdoar a sua amada, e como o autor narra na penúltima linha do seu conto: Três vezes passa perto da gente a felicidade, Jó Joaquim e Virília retomaram-se, e conviveram, o verdadeiro e melhor de sua vida útil.

    Comentando agora sobre o texto de Nádia Gotlib ela nos demonstra como seria um exemplo de um conto padrão, escrito corretamente, a autora exemplifica que narrativa de um conto deve nascer e dar-se dentro do próprio conto trabalhando do interior para o exterior, o conto deve ser um conto e não pode fugir disso, segundo ela, não se pode confundir um conto com uma fábula, o conto não tem a intenção de transmitir algum conhecimento ou uma “mensagem”, o conto tem a função de nos impressionar de alguma forma.

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  12. O texto desenredo de guimarães Rosa é bem conciso,bem resumido e bem explicado.De forma que fica bem fácil para o leitor entender, o que se passa na história.O autor traz o texto para a lentidão ele pessa de forma ideal.Esse testo de guimarães Rosa saiu da oralidade e passou para a ata(escrita).O conto é um gênero difícil ,denso que conta uma história interessante em pouco tempo,pouco espaço e bem resumidamente.O narrador é um personagem disfarçado e critica as narrativas.Um conto breve não tem uma estrutura de prosa.

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  13. contos são relatos, onde eu particularmente me interessei mais pelos contos maravilhosos que são aqueles cuja história desenvolve-se fantasticamente e em condições que se afastam da realidade, onde a estrutura do conto se divide em funções a serem desenvolvidas no decorrer do conto. O autor coloca uma ordem para que haja produção, quebrando essa ordem e depois retomando-a novamente, porém, nesse processo ocorre uma perda de conteúdo que é bastante complexo, envolvendo desde a descrição até a intervenção do narrador, que este depende de um estado de espirito para escrever o conto.
    Já no desenredo o que chama a atenção é a descrição com que o escritor usa de forma que busque interessar o leitor, usando também de um texto breve para que o leitor tenha mais tempo de ler e não ache aquilo uma coisa chata, mas sim que goste, ache divertido, para que leia mais vezes.

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  14. Valeria de Carvalho Barros1 de julho de 2010 às 10:16

    “O Conto” de Nadia Gotlib, nos mostra a morfologia e a estrutura de um conto ou também conhecido como fábula. Porém no texto é também chamado de conto maravilhoso (fantástico), o conto maravilhoso é escrito perfeitamente, tem uma ordem. Tudo acontece como deveria acontecer, é contado além da realidade, força nossa imaginação para que possamos viajar na história, sendo contada como se fosse real.
    No texto é citado o magnífico Machado de Assis, pois ele foi o escritor de contos mais conhecido. Ao ser escrito o conto deve ser denso, não podendo deixar espaços vagos, ocorrendo uma leitura mais curto, sendo utilizado para histórias rápidas e mais precisas.
    Ao ser discutido o conto: ”Desenredo” de Guimarães Rosa, nos vem em mente muitas reflexões, como: perdoar ou não a pessoa que você ama, como agir ao descobrir que foi traído, e muitas outras. É um conto muito bem explicado , ele é super bem pontuado, para termos uma leitura mais pausada. Acredito que a história se torna muito mais interessante quando o texto é claro, mesmo que ele nos proporcione viajar com suas fábulas, fica uma leitura mais atraente.Valeria de Carvalho Barros

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  15. Os contos são interessantes,não apenas pelo desenrolar do texto, mas pelo modo que isso acontece, com o narrador fazendo de tudo para que seu texto se torne um conto interessante, nem que para isso ele tenha que entrar de vez em quando, modificando a estrutura, quebrando uma sequência dos fatos, podendo ainda transforma-lo em algo mágico, ou conto maravilhoso que seria toda aquela magia,aquela fantasia a apresentar-se em um conto. Tanto o conto maravilhoso quanto o conto normal tem que ser breves e bem descritos pra que o leitor sinta essa "energia" que o autor quer transmitir.

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  16. São histórias contadas de uma maneira mais complicada mais que nos prende a leitura e dando um ar de graça e sentido aos contos.É um conto maravilhoso e fantasioso ou seja uma coisa que tá longe de ser real como nos contos de fadas.O Conto começa com ordem ai depois se bagunça um pouco e no fim tudo sem encaixa. E No fim o autor consegue transmitir sua mensagem.

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  17. Desenredo é um dos vários contos escritos pelo grande escritor Guimarães Rosa, que com seus experimentos linguísticos, sua técnica, seu mundo ficcional, renovou a forma de escrita do país, concedendo-lhe caminhos até então inéditos. E é o que se vê nesse conto que nos foi apresentado que narra a vida de Jó Joaquim, um personagem que se apaixona por uma mulher a ponto de perdoar suas traições. O conto é narrado de uma forma própria do autor, sem aprofundamento nos personagens, nem dos ambientes, característica do conto, mas sem perder a beleza das descrições. O texto de Nádia Gotlib descreve o conto em si, o pequeno ambiente onde os personagens são descritos e a forma como ele nasce de dentro pra fora, “como quem modela uma esfera de argila”.

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  18. Guimarães Rosa, mostra no conto Desenredo, o que um homem apaixonado é capaz de fazer para ter a pessoa a qual se gosta, Jó Joaquim, chega a ponto de matar, machucar, se cega a ponto de perdoar traição e tentar enganar a si próprio, no fim o que o personagem acredita prevalece e acaba ficando com a amada, a qual almejara desde o inicio.

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  19. Primeiramente, o grupo teve muita sorte de pegar um conto, e triste por ser Desenredo de Guimarães Rosa, porque compreender o que esse homem escreve, por favor. Ele utiliza muito neologismos, caracteristicas próprias dele de criar algo sempre novo,mas... Este conto é breve, objetivo, sem redeios, e fala a história de Jó Joaquim e sua amante Vilíria.
    Assim, no decorrer da apresentação, o grupo apresentou a apostila O Conto; que fala sobre as caracteristica de um conto, como ele é formado, e sua definição. O grupo citou sobre umas de suas caracteristicas que é o conto maravilhoso, definido como histórias fantásticas,que segue por uma naturalidade dos fatos,e vai além da perspectivas normais de um romance, por exemplo.

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  20. O que eu achei interessante na obra Desenredo,escrito por Guimarães Rosa é a visão do autor sobre o conto. Ele falou do conto maravilhoso. Segundo o autor conto maravilhoso vai além da realidade, é um conto narrada de uma forma natural e consegue atingir patamares elevados. Facilita a vida do leitor por causa da sua naturalidade. O autor estudou a morfologia do conto em outras palavras ele estuda a extrutura do conto.

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  21. A obra Desenredo aborda sobre um conflito
    amoroso em que retrata a relaçao do amor e uma possível traição.Guimarães Rosa utiliza de extrema objetividade em que torna tal obra peculiar e singular.
    O texto o conto,relata sobre as características de um conto,sendo que este deve ser curto e breve.Diz sobre a função da oralidade,e também sobre o fato que tal conto pode ser contado de várias maneiras porem sua essência será a mesma,e isso é incrível.Discute sobre uma das formas de elaborar o conto(sendo este maravilhosso) que é atravez da fuga da realidade.Tudo acontece como deveria acontecer,o desflecho é o que já era esperado embora o contexto e o meio não favorecessem para tal fim.

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  22. O desenredo de Guimarães Rosa,trata-se de jó joaquim e sua amante Vilíria,e ele demontra amar ela de verdade pois ele a perdoa várias vezes por suas traições.Ele apresenta várias pausas acredito que para entendermos melhor o conto,eu particulamente gostei deste conto mostrou que as pessoas as vezes,se preciso,se cega aos erros de alguém para ser feliz.

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  23. Obs;Prof ñ consegui postar antes.

    Foi mencionado o conto maravilhoso,ou seja as histórias que ouvimos na infância como chapéuzinho vermelho entre outros,com personagens fictícios que fazem da realidade,trata se também de como é composto o conto deve ser uma leitura curta para que o leitor não se perca não podendo deixar muito espaço o conto nasce do próprio autor tem que nascer dele é tudo bem explicado.

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  24. "Quem conta um conto aumenta um ponto".
    Simples como essa frase é o conto ,sucinta e com naturalidade consgue passar sua mensagem.

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  25. este trabalho propõe
    analisar os elementos da narrativa apresentados nos seguintes tópicos: “Contador–
    Narrador: Oralidade e Escrita” em que discutiremos a existência de dois tipos de
    narradores, bem como aspectos da narrativa oral e escrita; “Intertextos e sentidos
    dos nomes dos personagens”, em que enfocamos a análise dos nomes das figuras
    principais, fazendo uma intertextualidade com personagens de outras estórias
    literárias, especialmente Ulisses da Odisséia de Homero, a Bíblia (Adão, Eva, Jó).

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